Notícias

Fernanda Lima abre desfiles no Mega Polo Moda, a semana de moda do Brás

28.7.09

Veja as fotos do desfile: http://migre.me/4ibn
A modelo e apresentadora Fernanda Lima abriu a semana de moda do Brás, o Coleções Mega Polo Moda, em desfile na manhã desta segunda-feira (27). Os atores Juan Alba e Carlos Casagrande também desfilaram peças das coleções dos lojistas do bairro de comércio atacadista em São Paulo.
Os desfiles do Mega Polo Moda acontecem até quarta-feira (29).

Do que se viu nos looks apresentados no dia, cinco de cada marca (83 no total), no verão do fast fashion não haverá comprimento intermediário: os vestidos serão bem curtos e blusês ou longos e drapeados, às vezes com culotes.

As estampas de folhagens e florais com cores fortes --verde menta e roxo, rosa e laranja-- foram uma constante, e as estampas de bicho --onças, zebras e cobras-- também tiveram destaque.

A cartela de cores privilegiou o bege e o cru, que apareceram bastante em peças de tecido plano, como sarja e linho, e tons alegres de verde (turquesa e menta), que imperaram na malharia, ao lado do coral e outras nuances entre o rosa e o laranja.

O minivestido em formato trapézio, em malha ou sarja, com golas volumosas (às vezes franzidas num cadarço), foi uma peça que apareceu em várias marcas e promete ser a opção mais descolada no verão.

A calça jeans teve uma modelagem afunilada e às vezes de cintura baixa. Algumas marcas se arriscaram nos brilhos, tanto em strass quanto em paetês, mas em lavagens não tão claras nem uniformes quanto as que se viram no São Paulo Fashion Week, por exemplo.

A moda masculina apresentada pelas marcas não deu muitas opções para os homens que, mesmo no verão, precisam de uma roupa mais elegante. Não passaram da combinação de camisa pólo com jeans ou bermuda até o joelho --o que leva a crer que as bermudas curtas de alfaiataria que apareceram nas temporadas masculinas da Europa ainda não vão dar as caras (ou as pernas) por aqui.

Brás e Bom Retiro

Na próxima semana, a partir do dia 3 de agosto, é a vez do Bom Retiro apresentar em dois dias de desfile ao ar livre as coleções de 17 marcas do bairro, selecionadas por um critério de qualidade e representatividade dos diversos setores do comércio local, como roupas, sapatos, acessórios e lingeries.

O Bom Retiro e o Brás são bairros de tradição no comércio de roupas, o primeiro mais dedicado ao atacado e o segundo também forte no varejo. Apenas no Bom Retiro, por exemplo, há cerca de 1.200 lojistas, dos quais mil são fabricantes. Estima-se que cerca de 70 mil pessoas circulem diariamente pelo bairro, a maioria revendedores, e que sejam movimentados cerca de R$ 2 bilhões por ano, segundo informações da Câmara de Dirigentes e Lojistas do Bom Retiro.

A organização de ambos os eventos ressalta o caráter comercial e imediato dos desfiles. A idéia é que tudo o que for visto nas passarelas já esteja disponível para venda nas lojas das marcas, para atacado ou varejo.

As confecções e lojas instaladas nessas regiões são conhecidas por fazer o chamado "fast fashion", modelo de nogócio baseado em pesquisa de tendência e produção ágil, técnica utilizada por grandes varejistas como C&A, Renner e Zara.

Não há a preocupação de se desenvolver grandes coleções temáticas e coordenadas, mas em se produzir peças que atendam à demanda dos consumidores e levá-las rapidamente para as vitrines das lojas, num ciclo rápido de troca de "mini-coleções".
Fonte: UOL - Moda

Fique um pouco mais

0 comentários